Estudos em Tape Reading

Estudos em Tape Reading

Richard Wyckoff foi um grande investidor e trader americano que deixou um legado de escritos sobre o mercado. Em Estudos em Tape Reading, fornece uma referência para a história do trading e para os princípios da movimentação do preço.

Estudos em Tape Reading é daqueles livros “viagem no tempo”, que levam a gente para conhecer as negociações na bolsa de um jeito muito diferente do que temos hoje. O pregão era viva-voz, a quantidade de ações viáveis para fazer trading não era grande e o volume de negócios nem se comparava com o atual.

A tradução do livro para o português ficou por conta do Rafael Iasi do Day Trader Pro.

Além do excelente trabalho de trazer o texto para o nosso idioma, Iasi ainda incluiu notas com explicações de conceitos do mercado, descrições a respeito dos nomes de personalidades que Richard Wyckoff cita e direcionamentos sobre o que o autor quis passar aos leitores em certos trechos.

Mas esse é apenas o cenário!

O tema do livro é a leitura do fluxo de negociações, que naquele tempo (a obra foi originalmente publicada em 1909) se fazia analisando as negociações que saíam na fita impressa por uma máquina chamada Ticker Tape Machine.

Ticker Tape Machine – Imagem: Don DeBold (licença: CC BY 2.0)

O legal é que os princípios de Tape Reading (leitura da fita) têm utilidade para traders até hoje. Por isso, os vários exemplos de negociações do livro têm lições valiosas sobre o comportamento do mercado.

Não temos mais a ticker machine e nem a fita para isso, mas os softwares de negociação e até os home brokers contam com recursos para fazermos essa leitura.

Feita essa apresentação, vamos aos principais insights que tirei do texto.

Oscilação de ⅛

Quando li o How I Made $2,000,000 in the Stock Market, entendi que no passado era comum usar frações para se referir à cotação das ações (por exemplo: $52 ½ para R$52,50 ou $52 ¼ para $52,25). O que eu não sabia era que o motivo disso era a oscilação mínima.

Atualmente estamos acostumados com a variação mínima de um centavo nas ações, mas antigamente era de ⅛ ($0,125).

Lembrando que essa informação está em uma das notas explicativas, vantagem dessa edição em português.

Custos operacionais

Todo trader precisa conhecer os custos operacionais (corretagem, taxa da bolsa, imposto etc.) para saber se suas transações são lucrativas ou não. Se isso é importante hoje, num contexto em que várias corretoras oferecem condições de corretagem gratuita, imagina no início do século passado, com quase $40 de custo por trade.

É interessante que o autor fala como era comum ouvir das pessoas que elas encerraram uma operação empatadas desconsiderando as comissões. Esse tipo de mentalidade já era vista por Wyckoff como autoengano e prejudicial para uma carreira no trading.

Controle emocional

Por falar em mentalidade, desde o primeiro capítulo fica claro que o autor considera o aspecto psicológico fundamental para o sucesso dos traders.

Já vimos em outras resenhas como o medo de perder, a hesitação e outras sensações emocionais atrapalham nosso desempenho, e Wyckoff já falava disso há mais de 100 anos!

Ao longo da leitura, estes foram os inimigos emocionais que anotei:

  • medo;
  • ansiedade;
  • euforia;
  • negligência;
  • hesitação;
  • ganância;
  • nervosismo.

Diário de trades

Outro assunto que já vimos em outras resenhas foi o diário de trades. Ele deve ter data, tamanho do lote, preço, lucro ou prejuízo, custos e outras informações úteis, principalmente para consultarmos esses registros e aprendermos com nossos erros.

Wyckoff já recomendava tudo isso, dizendo inclusive para incluir um gráfico do valor acumulado da sua conta para acompanhar o seu progresso.

Opere a favor da tendência

Mais uma orientação para traders muito divulgada atualmente que o autor já vinha sugerindo na época da publicação: opere a favor da tendência.

Nós definimos o Tape Reader como quem segue a tendência imediata. Isto significa que ele segue pelo caminho de menor resistência. Ele vai junto com o mercado, não resiste a ele. O operador que se opõe à tendência imediata coloca o seu julgamento e as suas centenas de ações, ou mais, contra a oferta ou demanda mundial e o peso de suas milhões de ações.

Uso de gráficos

Foi curioso ver esse tema no livro porque eu achava que os tape readers não usavam gráficos.

O fato é que é possível trabalhar com tape reading sem usar gráficos, mas uma coisa não exclui a outra. É totalmente viável usar as ferramentas de forma complementar.

Lembrando que os gráficos que aparecem no livro são diferentes daqueles de barras ou de candles que costumamos ver.

Aliás, em um dos gráficos que Wyckoff montou, mostra o ponto de entrada, posicionamento do stop (sim, já havia o recurso de stop na época) e alteração do stop conforme o preço fizesse uma movimentação razoável na direção esperada.

O gráfico dá a direção dos movimentos, a fita diz “quando”.

Continue estudando

Muito legal ver o autor incentivando o estudo. Segundo ele, para ser um bom tape reader é preciso estudar bastante — qualquer livro sobre o mercado que te dê algum insight já vale —, mas não adianta absorver esse conhecimento se não for aplicá-lo nas operações reais de mercado.

Ele aconselha estudar a fita com dedicação (nos dias de hoje, isso seria equivalente a adquirir horas de tela analisando o fluxo de negociações?) e, é claro, aprender as técnicas abordadas no livro.


Recomendo que os leitores acompanhem seu raciocínio com total atenção para não deixar passar esses ensinamentos. Entre na mente do grande trader que foi Richard Wyckoff e aproveite a relíquia que é essa obra!

E deixo registrado meu agradecimento ao Rafael Iasi, que teve a cordialidade de me enviar o livro. Que presente! Gostei demais!

DISCLAIMER SOBRE SEÇÕES COM DIVULGAÇÃO DE PRODUTOS DA AMAZON: o conteúdo exibido neste site é originado da Amazon. Este conteúdo é exibido como se encontra (‘as is’) e poderá ser modificado ou excluído a qualquer momento.
DISCLAIMER LINKS AFILIADOS: o Leituras do Trader (leiturasdotrader.com) participa de plataformas/programas de afiliados como Programa de Associados Amazon e Hotmart. Ao adquirir livros e outros produtos pelos links afiliados deste site, o Leituras do Trader receberá uma comissão. Isso é uma forma de contribuir para o Leituras do Trader e não custará nenhum extra a você.
ISENÇÃO DE RESPONSABILIDADE: os textos deste site não representam recomendações de compra nem de venda de ativos financeiros. As ideias divulgadas aqui têm fins educacionais/informativos. O site Leituras do Trader e seus administradores não se responsabilizam pelas decisões de investimento/especulação de seus leitores.