Tudo o que você precisa saber sobre economia

Tudo o que você precisa saber sobre economia

O livro Tudo o que você precisa saber sobre economia é uma boa introdução sobre a importância da economia nas nossas vidas. Com breves explicações de termos usuais e de outros não tão conhecidos, o autor Alfred Mill nos convida a decifrar o economês.

A resenha de hoje é um pouco diferente das anteriores, porque o tema não trata especificamente de trading ou de ações. Neste resumo, falaremos de um guia rápido sobre diversos conceitos econômicos.

Quer saber os prós e contras desse livro? Veja a seguir algumas considerações!

Leitura breve

O autor separa o livro em pouco mais de 60 capítulos bem curtos. Os primeiros apresentam temas como oferta e procura e as diferenças entre capitalismo e socialismo, mas no decorrer da obra temos contato com conceitos que podem ser um pouco mais maçantes, como demanda agregada e política monetária.

Não é função do autor se aprofundar muito, afinal, são 240 páginas para falar de Adam Smith, Karl Marx, intervencionismo, livre mercado, Crise de 2008 e tantos outros assuntos. O que ele faz é apresentar as ideias de forma bem resumida, cabendo ao leitor procurar outras fontes para se aprofundar.

Nesse ponto, seria interessante haver uma bibliografia, ainda que Alfred Mill cite os livros Armas, germes e aço, de Jared Diamond, A riqueza das nações (na edição que tenho aparece como Investigação sobre a natureza e as causas da riqueza das nações), de Adam Smith e Teoria geral do emprego, do juro e da moeda, de John Maynard Keynes.

Imparcialidade

Não é fácil manter a imparcialidade em temas com visões de mundo tão distintas — ainda mais em economia, em que temos tantas questões sem respostas definitivas. Em Tudo o que você precisa saber sobre economia, acho que Alfred Mill foi feliz em apresentar aspectos positivos e negativos dos diferentes pontos de vista, sem demonstrar viés (não que eu tenha notado, pelo menos).

Se você acredita que as pessoas são basicamente boas e buscam servir uns aos outros, então as ideias de Marx soam verdadeiras. No entanto, se você acredita que as pessoas são inerentemente egoístas e buscam a própria ambição, então as palavras de Adam Smith podem lhe parecer mais válidas. Independentemente do que você acredita, tanto Smith quanto Marx conseguiram influenciar a sociedade de maneiras evidentes ainda hoje.

Didática

Outra particularidade que o autor dá ao livro é a didática. Com exemplos simples e bom humor, muitos conceitos que parecem complexos acabam ficando mais fáceis de digerir. No entanto, não há gráficos nem imagens para auxiliar.

É claro que, às vezes, podemos sentir falta de explicações mais extensas. Mas, repito, são apenas 240 páginas, em que o autor quis passar realmente o essencial.

Destaco também os boxes informativos, que ajudam a fixar as definições e a introduzir algumas curiosidades.

O que talvez cause incômodo é o fato de muitos casos citados no livro serem específicos dos Estados Unidos, mas isso não atrapalhar o entendimento.


Portanto, considero uma leitura válida para quem quer entender a influência da economia na sociedade e se interessa pelo funcionamento do mercado. Agora, não espere que Tudo o que você precisa saber sobre economia substitua um livro-texto de economia. Como vimos, a proposta não é essa.

Para finalizar, deixo aqui um trecho importante:

À medida que a economia cresce e se diversifica, cada vez mais pessoas conseguem escapar da agricultura de subsistência e buscar outras áreas de interesse. Essa liberdade para que a maioria das pessoas busque seu interesse e sua paixão não existiu na maior parte da história. A explosão criativa da produção que ocorreu nos últimos 150 anos tem gerado avanços em todos os campos do empreendimento humano. Onde a vida era desagradável, brutal e curta para a maioria, agora é relativamente humana, pacífica e longa. Se você já visitou um cemitério antigo, deve ter notado a quantidade de túmulos de crianças pequenas. O que antes era um acontecimento comum, agora é uma tragédia rara. As doenças que devastaram a população há menos de um século estão, em sua maioria, erradicadas. Tudo isso foi possível devido ao crescimento econômico.
DISCLAIMER SOBRE SEÇÕES COM DIVULGAÇÃO DE PRODUTOS DA AMAZON: o conteúdo exibido neste site é originado da Amazon. Este conteúdo é exibido como se encontra (‘as is’) e poderá ser modificado ou excluído a qualquer momento.
DISCLAIMER LINKS AFILIADOS: o Leituras do Trader (leiturasdotrader.com) participa de plataformas/programas de afiliados como Programa de Associados Amazon e Hotmart. Ao adquirir livros e outros produtos pelos links afiliados deste site, o Leituras do Trader receberá uma comissão. Isso é uma forma de contribuir para o Leituras do Trader e não custará nenhum extra a você.
ISENÇÃO DE RESPONSABILIDADE: os textos deste site não representam recomendações de compra nem de venda de ativos financeiros. As ideias divulgadas aqui têm fins educacionais/informativos. O site Leituras do Trader e seus administradores não se responsabilizam pelas decisões de investimento/especulação de seus leitores.