Candlestick: um método para ampliar lucros na Bolsa de Valores

Candlestick: um método para ampliar lucros na Bolsa de Valores

Candlestick: um método para ampliar lucros na Bolsa de Valores é um livro introdutório, uma alternativa para quem quer uma obra em português dedicada aos candles.

Depois de resenhar o Técnicas de Gráficos de Candlestick, do Steve Nison — ainda não tinha tradução para o português quando publiquei este post —, decidi avaliar que livro temos sobre candlesticks no mercado nacional.

Eu já tinha ouvido falar bastante do Candlestick: um método para ampliar lucros na Bolsa de Valores, do Carlos Alberto Debastiani. Então, aproveitei que o eBook estava em promoção na Amazon e decidi conferir.

Os capítulos sobre padrões de candlesticks são bem objetivos, seguindo o formato:

  • apresentação do padrão;
  • breve descrição;
  • fatores psicológicos que explicam a formação;
  • um exemplo com o gráfico de alguma ação negociada na B3.

Isso deixa o texto dinâmico, o que por um lado é bom, mas acaba ficando bastante introdutório.

No capítulo que trata da importância de aliar os candlesticks a ferramentas de análise técnica como médias móveis e outros indicadores, também só temos acesso a um exemplo.

Mas tudo bem. O próprio autor diz que “não é uma obra final, nem supera outras existentes”.

Se esse é um ponto fraco, vamos às características positivas (além da objetividade que já comentei):

  • o livro lista alguns padrões de candlesticks que não estão no Japanese Candlestick Charting Techniques (para ser justo, também é verdade que alguns padrões presentes no livro do Steve Nison não estão no livro do Debastiani);
  • o índice de padrões no final inclui a informação sobre onde o padrão ocorre: em um topo/fundo, após um tendência de alta/baixa ou ao longo de uma tendência;
  • achei esse índice do Debastiani até mais prático porque ele separa entre padrões altistas, padrões baixistas e padrões de continuação. Já o Steve Nison fez o índice com os padrões em ordem alfabética;
  • interessante o paralelo que o autor faz entre a cultura japonesa e a disciplina necessária para dominar o entendimento dos candlesticks. A habilidade virá com a repetição, conforme você praticar a análise de gráficos de candles e ganhar experiência;
  • o autor explica que cada ação tem uma “personalidade”, que nada mais é que comportamentos específicos observados no gráfico de candles. Às vezes conseguimos até encontrar padrões recorrentes de candles que não fazem parte das formações clássicas que a gente estuda.

Com isso, concluo que eu indicaria este livro apenas caso você queira começar a estudar o tema candlesticks e faça questão que seja uma obra em português. É um bom livro, mas acho que nesse cenário vai exigir mais estudos depois de concluído.

Agora, se você tiver a oportunidade de ler em inglês e comprar o Japanese Candlestick Charting Techniques (infelizmente é um livro caro), recomendo a obra do Steve Nison. Acredito que ela dará uma base mais sólida, com explicações detalhadas e exemplos mais ricos.

DISCLAIMER SOBRE SEÇÕES COM DIVULGAÇÃO DE PRODUTOS DA AMAZON: o conteúdo exibido neste site é originado da Amazon. Este conteúdo é exibido como se encontra (‘as is’) e poderá ser modificado ou excluído a qualquer momento.
DISCLAIMER LINKS AFILIADOS: o Leituras do Trader (leiturasdotrader.com) participa de plataformas/programas de afiliados como Programa de Associados Amazon e Hotmart. Ao adquirir livros e outros produtos pelos links afiliados deste site, o Leituras do Trader receberá uma comissão. Isso é uma forma de contribuir para o Leituras do Trader e não custará nenhum extra a você.
ISENÇÃO DE RESPONSABILIDADE: os textos deste site não representam recomendações de compra nem de venda de ativos financeiros. As ideias divulgadas aqui têm fins educacionais/informativos. O site Leituras do Trader e seus administradores não se responsabilizam pelas decisões de investimento/especulação de seus leitores.