Como se transformar em um operador e investidor de sucesso

Como se transformar em um operador e investidor de sucesso

Além de trader, o autor do livro que vou resenhar hoje é psiquiatra. Sim, além da bagagem do mercado, Alexander Elder tem um conhecimento profundo de como a mente funciona e como prepará-la para operar com ativos de renda variável.

ATUALIZAÇÃO (25/03/2021): recentemente, fiquei sabendo que a editora Alta Books publicou uma edição atualizada do livro. Portanto, podem desconsiderar trechos desta resenha que indiquem que o conteúdo é antigo. Atualizarei a resenha apenas depois de ler a nova edição.

Como se transformar em um operador e investidor de sucesso foi publicado originalmente com o título Trading for a Living, em 1993. Logo, é natural que alguns trechos do livro soem estranhos, mas isso não atrapalha a leitura e a mensagem principal da obra, que diz que operar no mercado exige o domínio destes três pilares:

  • psicologia individual;
  • análise e um bom sistema de negociação;
  • gestão do dinheiro.

E é em cada um desses pontos que vamos focar o post. Acompanhe!

O sucesso no trading só é alcançado quando ele é tratado como uma séria busca intelectual. Operar com base nas emoções é letal. Para garantir o sucesso, pratique a gestão financeira defensiva. Um bom trader observa o capital com o cuidado que um mergulhador profissional observa seu suprimento de ar.

Psicologia individual

Elder começa o livro falando sobre a psicologia do trading, porque sabemos que é um dos fatores mais determinantes para o sucesso nessa atividade. O fato de ele ser um psiquiatra dá ainda mais credibilidade a recomendações como as que listarei nos próximos parágrafos.

O propósito de um trader não é ganhar muito dinheiro, é operar bem. O dinheiro flui para os profissionais que dão o melhor de si e fazem o que precisa ser feito, da maneira certa. Se aprender a operar bem, o dinheiro será consequência.

Nas operações de mercado não há um supervisor para alertar quando você estiver tendo comportamentos autodestrutivos. Em outras profissões, geralmente temos chefes, gestores, colegas e outras pessoas que ajudam a evitar que tomemos atitudes erradas (Elder chama isso de rede de segurança), mas no trading não é assim.

É preciso controlar suas emoções e ter a consciência de que existe uma forte tendência de sabotar-se. Para isso, devemos estabelecer regras claras para entrada e saída nas operações.

Também temos que assumir a responsabilidade pelos resultados (sejam eles bons ou ruins) e analisar nossas mudanças de sentimento enquanto operamos. Assim, buscamos identificar situações que atrapalham as negociações, encontrar formas de evitá-las, aprender com os erros e garantir que temos a disciplina de seguir nossos planos, ainda mais quando já estivermos dentro de um trade.

Mas os insights mais pertinentes nesse sentido são as lições dos Alcoólicos Anônimos, que o autor chama de “O insight que mudou meus investimentos”.

Ele explica que as perdas no mercado são como o álcool — se não houver excessos e você souber quando parar, tudo bem, mas se não conseguir frear as perdas porque tem sempre a esperança de que vai conseguir ganhar muito dinheiro, podemos enxergar isso como uma espécie de “vício em operar”.

Então, com princípios básicos dos Alcoólicos Anônimos, somos capazes de lidar melhor com esse problema. Entre eles estão os fatores “negação” e “um dia de cada vez”.

A negação ocorre quando o trader nega que tenha perdido o controle sobre o rumo das suas operações. Acredita que é capaz de ganhar, mas é incapaz de admitir que não consegue controlar as perdas. É como um alcoólico que nega o vício, quando na verdade é o álcool que o domina.

Se você só tem prejuízos e nega que perdeu o controle sobre as perdas, dificilmente terá ganhos consistentes. Por isso, o primeiro passo é admitir a dura realidade de que não consegue controlar as perdas.

Outra etapa é superar um dia de cada vez sem incorrer em prejuízos ou sem ultrapassar seus limites de perda. Sempre que entrar em um negócio, estabeleça o risco — o máximo que está disposto a perder — e nunca deixe que a operação passe desse nível.

É necessário aprender a gerenciar a si mesmo e mudar a mentalidade para começar a ganhar. Caso contrário, entrará irracional e impulsivamente nas operações, mudará o sistema de negociação a todo momento, procurará por dicas quentes, entre outros comportamentos desesperados.

Acima de tudo, seu sucesso ou fracasso depende de sua capacidade de usar o intelecto em vez de agir com base nas emoções. Um trader que se sente muito feliz quando vence e deprimido quando perde fica à mercê dos movimentos do mercado e não acumula capital.

Sistema de negociação

Um sistema de negociação ou trading system é um conjunto de regras que você escolhe para determinar os momentos de entrada e de saída. Para ajudar a gente a desenvolver o nosso próprio, Elder apresenta diversos conceitos de análise técnica que já vimos em Análise Técnica dos Mercados Financeiros, estabelecendo regras de negociação para suportes e resistências, linhas de tendência, gaps, padrões gráficos etc.

Além disso, o autor oferece outros insights interessantes. Vejamos.

Pensamento desejoso

O pensamento desejoso ou wishful thinking ocorre quando convencemos a nós mesmos de que algo é verdade e ignoramos todas as evidências que dizem o contrário. O autor diz que esse é o maior problema dos gráficos, já que é comum que as pessoas enxerguem um padrão de acordo com o que desejam que deve acontecer, e não com o que realmente está lá.

Sinal do Cão dos Baskervilles

O sinal do cão dos Baskervilles acontece quando temos um padrão em que esperamos um determinado movimento, mas acaba ocorrendo uma movimentação justamente no sentido oposto. É como identificarmos a formação de uma figura ombro-cabeça-ombro — que normalmente resulta em uma queda no preço — e logo em seguida acontecer uma forte alta.

Sinais desse gênero recebem esse nome devido a uma história de Sherlock Holmes, em que ele investigava um assassinato na propriedade da família Baskervilles e descobriu que o cão não latiu enquanto acontecia o homicídio. O detetive concluiu que isso se deu porque o criminoso era de casa, alguém que o cão já conhecia.

Ou seja, como o sinal esperado não aconteceu — o latido do cão —, alguma coisa errada estava acontecendo.

Psicologia de mercado dos indicadores

Alexander Elder explica com riqueza de detalhes os cálculos de indicadores como médias móveis, MACD, Williams %R, estocástico, índice de força relativa (IFR ou RSI em inglês) e tantos outros.

Lembre-se que o livro foi escrito quando os computadores pessoais ainda estavam começando a se popularizar. Na época, era comum traçar os indicadores “na mão”.

Outro ponto positivo nessa parte é que o autor explica o funcionamento desses indicadores sob o ponto de vista da psicologia do mercado.

Sistema Triple Screen

O Sistema Triple Screen, desenvolvido pelo próprio Alexander Elder, utiliza três tempos gráficos distintos, um indicador seguidor de tendência e um oscilador para tomar a decisão de quando entrar em uma operação, tanto com a compra quanto com a venda a descoberto.

Para mais detalhes, veja este post sobre o Sistema Triple Screen.

A maioria dos traders acredita que deve prever os preços futuros. Em quase todos os campos, os amadores pedem previsões, e os profissionais gerenciam as informações e tomam decisões baseadas nas probabilidades.

Gestão do dinheiro

O último capítulo do livro é dedicado à gestão de risco. Entre as diversas recomendações, podemos destacar:

  • não coloque todo o seu dinheiro em uma operação;
  • antes de entrar em um trade, defina o quanto está disposto a perder e em que momento deverá interromper essa perda;
  • seguindo o ponto anterior, coloque o stop-loss assim que entrar na operação;
  • não permita que uma operação dê um prejuízo maior que 2% do seu patrimônio — dessa forma você poderá operar com valores mais altos se seus métodos estiverem fazendo você ganhar dinheiro, mas terá que fazer operações menores se estiver perdendo dinheiro;
  • mova o stop-loss na direção do movimento a seu favor e nunca contra (use um indicador como o SAR parabólico ou a regra de colocar o stop-loss um pouco abaixo do suporte mais próximo se estiver comprado ou pouco acima da resistência mais recente se estiver vendido);
  • se a operação requerer o posicionamento de stop-loss em um ponto que coloca em risco mais de 2% do seu patrimônio, evite a operação;
  • pense primeiro em sobreviver — se quebrar a sua conta, estará fora e não poderá aproveitar as oportunidades da bolsa;
  • não assuma riscos imprudentes pensando em enriquecer rapidamente;
  • tenha objetivos modestos para preservar um bom histórico de resultados, ganhando com consistência e passando por pequenas perdas;
  • quanto maior a perda, mais difícil será para se recuperar do prejuízo.
PerdaValorização para recuperar o prejuízo
1%1,01%
2%2,04%
3%3,09%
4%4,17%
5%5,26%
6%6,38%
7%7,53%
8%8,70%
9%9,89%
10%11,11%
20%25%
30%42,86%
40%66,67%
50%100%
60%150%
70%233,33%
80%400%
90%900%
Os trades emocionais destroem os perdedores. Uma análise dos registros de operações geralmente mostra que o pior dano foi causado por algumas poucas grandes perdas ou por uma longa sequência de perdas ao tentar preencher o buraco deixado por elas. A disciplina da boa gestão do dinheiro jamais teria aberto o buraco.

Este é, portanto, mais um livro essencial, que vai desde princípios básicos do funcionamento do mercado até ótimos conselhos para melhorar o psicológico e setups de análise técnica. Confesso que a preferência pelos gráficos de barras em vez de candles me incomodou um pouco, assim como alguns trechos datados, como eu já citei, mas nada disso prejudica a leitura e muito menos o conteúdo.

Excelente para principiantes e com boas informações para quem já atua no mercado e quer aprimorar os resultados.

Gostou desta resenha? Já teve a oportunidade de ler esse livro? Deixe o seu comentário lá no Twitter, neste post:

DISCLAIMER SOBRE SEÇÕES COM DIVULGAÇÃO DE PRODUTOS DA AMAZON: o conteúdo exibido neste site é originado da Amazon. Este conteúdo é exibido como se encontra (‘as is’) e poderá ser modificado ou excluído a qualquer momento.
DISCLAIMER LINKS AFILIADOS: o Leituras do Trader (leiturasdotrader.com) participa de plataformas/programas de afiliados como Programa de Associados Amazon e Hotmart. Ao adquirir livros e outros produtos pelos links afiliados deste site, o Leituras do Trader receberá uma comissão. Isso é uma forma de contribuir para o Leituras do Trader e não custará nenhum extra a você.
ISENÇÃO DE RESPONSABILIDADE: os textos deste site não representam recomendações de compra nem de venda de ativos financeiros. As ideias divulgadas aqui têm fins educacionais/informativos. O site Leituras do Trader e seus administradores não se responsabilizam pelas decisões de investimento/especulação de seus leitores.