Comprar ou Vender?

Comprar ou Vender?

Em um livro compacto e direto, Eduardo Matsura passa o conhecimento necessário para responder à pergunta fundamental que se passa na cabeça dos traders: se é hora de Comprar ou Vender?

Comprar ou Vender? é um daqueles livros cuja leitura flui com enorme facilidade. Eduardo Matsura conseguiu escrever o essencial sobre a análise técnica sem enrolação.

Mesmo com um texto objetivo, o autor ainda abriu espaço para falar de indicadores que normalmente não encontramos nos livros de AT.

Então vamos ao que interessa. Seguindo a linha das resenhas anteriores, vou destacar o que mais me chamou a atenção. Para um resumo dos conceitos de análise técnica, confira a resenha do Análise Técnica dos Mercados Financeiros.

Análise técnica sem ilusões

Na introdução do livro o autor já deixa claro que ganhar dinheiro na bolsa depende de seriedade e conhecimento de técnicas para apoiar sua tomada de decisão. Não existe mágica.

Gosto dessa postura de “faça você mesmo”.

Vale mais saber o COMO do que o PORQUÊ

Ficar tentando entender por que o preço de uma ação subiu ou desceu pode ser perda de tempo. Dificilmente conseguimos saber todos os motivos que levaram o preço a se movimentar de determinada forma.

Então, do ponto de vista do trading, vale mais focar em como se dá a variação do preço do ativo. Procuramos oportunidades analisando esse comportamento, sem a obrigação de entender as razões.

Procure não antecipar as coisas

Quando temos contato com os estudos de Charles Dow — um dos precursores da análise técnica ocidental — e os conceitos que hoje conhecemos como Teoria de Dow, aprendemos algo importante sobre o fim de uma tendência. Dow diz que só devemos considerar que uma tendência chegou ao fim quando temos sinais claros de reversão.

O ideal é entrarmos em um trade quando confirmamos que a tendência está no início e sair dele quando fica evidente que ela terminou. Ou seja, é preferível entrar um pouco atrasado, e sair com um lucro um pouco menor, do que antecipar as coisas.

Suporte e resistência

As regiões de suporte são aquelas em que os compradores não deixam que os vendedores dominem e as regiões de resistências são aquelas em que os vendedores não deixam que os compradores dominem.

Podemos traçar retas nessas zonas, marcando potenciais áreas em que o preço pode ter dificuldade de ultrapassar. Aliado a isso, é possível usar Fibonacci para avaliar se os níveis de suporte ou resistência coincidem, dando mais confiabilidade à análise.

Defina seu stop antes de iniciar a operação

Já comentamos sobre esse assunto na resenha do Como se transformar em um operador e investidor de sucesso, mas não custa enfatizar.

Quando vemos que o trade começa a ficar no prejuízo, o sentimento de aversão à perda pode vir acompanhado daquela esperança de que uma hora a operação voltará a ficar positiva. Então você despreza o stop, o que eventualmente abrirá espaço para perdas maiores.

Assim, ao definir o stop loss antes de entrar em um trade, você estará fazendo um melhor gerenciamento de risco. Além de conhecer a relação risco:retorno, estará se protegendo do fator emocional.

Metodologia para criar um trading system

O que me chamou a atenção sobre trading systems em Comprar ou Vender? foi que o autor não só explicou o conceito, mas oferece uma metodologia para montar o seu.

Basicamente, ela consiste em:

  • escolher o tempo gráfico;
  • definir regras de entrada (sinal de um ou mais indicadores, confirmação de um padrão de candlesticks etc.) e filtros (por exemplo: operar apenas com ações presentes no Índice Bovespa);
  • definir regras de saída (por exemplo: colocar stop loss um pouco abaixo do suporte mais próximo, sair quando um indicador mostrar sinais de enfraquecimento da tendência etc.);
  • testar o desempenho do sistema com dados históricos de preço (backtests*).

*Infelizmente o livro não dá maiores detalhes sobre como realizar um backtest, então vou ficar devendo um post só sobre isso.

Heikin Ashi

Dos indicadores, digamos, incomuns que o autor inclui no livro, fiquei bem curioso com o Candle Code. O seu princípio de quantificar a força compradora ou vendedora dos candles é interessante, mas não cheguei a utilizar.

Já as nuvens de Ichimoku eu até já tinha testado, mas não me dei muito bem. Apesar de eu não ter comentado sobre elas no post do Análise Técnica dos Mercados Financeiros, esse indicador está presente no livro.

Então ficou faltando o Heikin Ashi, que incluí com facilidade no Profit Pro. Na verdade é um tipo de gráfico. Explicando de um jeito bem simplificado, sua função é formar "candles" com preços médios em vez dos preços de fato. Dessa maneira, enxergamos as tendências com maior clareza.

Exemplo do Heikin Ashi para melhor visualização de tendências.
Mesmo gráfico da imagem acima, mas aqui com os candlesticks para efeito de comparação.

Dito isso, posso concluir que Comprar ou Vender? é um livro para quem quer objetividade. Agradável de ler e com uma ótima bibliografia — algo que valorizo demais —, provavelmente trará aos leitores boas ideias de trade.

DISCLAIMER SOBRE SEÇÕES COM DIVULGAÇÃO DE PRODUTOS DA AMAZON: o conteúdo exibido neste site é originado da Amazon. Este conteúdo é exibido como se encontra (‘as is’) e poderá ser modificado ou excluído a qualquer momento.
DISCLAIMER LINKS AFILIADOS: o Leituras do Trader (leiturasdotrader.com) participa de plataformas/programas de afiliados como Programa de Associados Amazon e Hotmart. Ao adquirir livros e outros produtos pelos links afiliados deste site, o Leituras do Trader receberá uma comissão. Isso é uma forma de contribuir para o Leituras do Trader e não custará nenhum extra a você.
ISENÇÃO DE RESPONSABILIDADE: os textos deste site não representam recomendações de compra nem de venda de ativos financeiros. As ideias divulgadas aqui têm fins educacionais/informativos. O site Leituras do Trader e seus administradores não se responsabilizam pelas decisões de investimento/especulação de seus leitores.